COMO PODEMOS AJUDAR? CLIQUE AQUI

+55 19 3016-4553
+55 19 99885-4746

brasil

BLOG

EXERCÍCIOS NO VERÃO – CUIDADOS PARA A TERCEIRA IDADE

A vida vai passando e as pessoas vão amadurecendo. E, em cada fase é preciso um cuidado específico, uma boa alimentação e muito amor e carinho.

Na terceira idade, a atividade física é pouco praticada, mas ela proporciona inúmeros benefícios para o corpo
(e também para alma!).

Inclusive, a expectativa de vida dos brasileiros está cada vez mais alta. De acordo com os últimos dados do IBGE atualmente ela é de 76 anos, por isso os cuidados com a saúde e o corpo são fundamentais.

O verão é uma excelente época para se exercitar principalmente nas primeiras horas da manhã!

Aqui neste texto você aprenderá mais sobre os exercícios nessa idade.
Os benefícios, cuidados para a terceira idade e quais atividades mais recomendadas:


Benefícios dos exercícios na terceira idade no verão:

exercicios no verao cuidados para terceira idade2Na verdade, os exercícios são ótimos em qualquer fase da vida. Desde infância, vida adulta e também na terceira idade. Em cada uma delas, tem vantagens específicas.
No geral, faz muito bem tanto para o corpo como para a mente. Afinal, ajudam a liberar a serotonina e endorfina, os hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Manter o corpo fortalecido e ativo.

 

Com os exercícios na terceira idade, os benefícios principais são esses:

  • Melhora a qualidade do sono (que costuma ser deficiente nessa fase da vida);
  • Melhora a disposição ao longo do dia;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Diminui a ansiedade e o estresse;
  • Contribui para o controle do peso;
  • Controla os níveis de pressão arterial;
  • Preserva e melhora o funcionamento das articulações (inclusive combate sintomas de problemas nas articulações);
  • Contribui para a preservação dos ossos;
  • Promove independência e autonomia dos idosos;
  • Diminui as dores musculares e incômodos.

Os exercícios físicos na terceira idade promovem uma inserção social do idoso na sociedade. Afinal, ele não fará as atividades sozinho.

É possível, por exemplo, participar de determinadas aulas, junto com outras pessoas. Dessa forma, além de treinar o corpo, também acaba treinando a mente, conversando e trocando experiências com outras pessoas.


Melhores exercícios para fazer no calor:

exercicios no verao cuidados para terceira idade3Algumas atividades são mais comuns na terceira idade, mas é preciso considerar alguns pontos, como a saúde atual do idoso e o seu condicionamento físico.

A caminhada está liberada para praticamente todos. É simples, saudável e gostosa. Principalmente se tiver algum parque por perto. O mais legal é que pode ser feita em grupo, possibilitando a interação dos outros e cada um no seu ritmo.

Outra opção bacana são atividades aquáticas. A natação e a hidroginástica são excelentes para fortalecer os músculos e também melhora a saúde cardiovascular e respiratória. Além, é claro, de mandar o estresse para bem longe.

O alongamento é atividade bem importante em qualquer exercício físico. Mas, somente o alongamento já é suficiente para trazer benefícios musculares, aumentar a flexibilidade e melhorar o equilíbrio.

Tem ainda outros exercícios que podem ser realizados de acordo com o condicionamento de cada um. Como a dança, bicicleta, musculação e até a corrida.


Cuidados para a terceira idade durante as atividades:

Seja idoso ou não, a maior parte das pessoas opta por fazer os exercícios logo pela manhã ou à noite. Principalmente no verão, pois esses são os horários mais frescos para a atividade.

Para quem tem mais idade, no verão precisa tomar cuidados extras com os exercícios, principalmente aqueles que são praticados ao ar livre. O excesso de sol pode causar graves problemas de pele, além de contribuir para a desidratação, devido ao calor.

Inclusive, é preciso aumentar a quantidade de água ingerida durante o verão!

O ideal é fazer os exercícios fora do horário de pico do sol. Ou seja, antes das 10h da manhã e depois das 16h. Além do sol ser mais fraco, o calor não é tão intenso.

Outro cuidado fundamental é o acompanhamento de um bom profissional. Inclusive, qualquer pessoa precisa desse acompanhamento, na terceira idade essa atenção é redobrada.

NÃO SE ESQUEÇA:

Hidrate-se, alongue-se e consulte seu médico antes de iniciar atividades físicas.

Gostou de nossas dicas?

Não deixe de acompanhar o nosso blog, tem muito conteúdo bacana e gratuito para quem quer manter uma vida mais saudável.

Veja outros posts: CLIQUE AQUI

Faça um orçamento: CLIQUE AQUI

Esperamos ter ajudado, grande abraço e até o próximo post recheado de dicas exclusivas para você que quer ter os equipamentos Tryanon!

Equipe Tryanon Equipamentos ao Ar Livre.

 

Fontes:
https://www.villadeifioricuritiba.com.br/