COMO PODEMOS AJUDAR? CLIQUE AQUI

+55 19 3016-4553
+55 19 99885-4746

comercial@tryanon.ind.br

brasil

BLOG

academia ao ar livre

Sustentabilidade Urbana com Academias ao Ar Livre

A atividade física é classificada como um fator de proteção e promoção da saúde e está relacionada a inúmeros benefícios como a redução de peso, melhora cardiovascular, redução de doenças crônicas, diminuição do risco de morte prematura, entre outros. 

Infelizmente existe alta prevalência de inatividade física em uma para cada cinco pessoas ao redor do mundo e esse fator é predominante em países urbanizados, principalmente entre idosos e mulheres. Nesse sentido, realizar atividades físicas regularmente é importante para restabelecer a saúde diante dos danos que a rotina estressante da atualidade causa nos indivíduos.

Com o crescente aumento da construção de parques e praças públicas nas cidades, vem se valorizando a cada dia a utilização destes espaços para a prática de atividades físicas pela população em geral. Uma vez que esses locais são de fácil acesso e classificados como ambientes sociais de lazer e de manutenção da saúde. 

Usufruir dos espaços públicos para a realização de atividades físicas faz com que se eleve a qualidade de vida da população, previna doenças, e aumente a socialização e a consciência ambiental dos indivíduos. A prática de atividades físicas em áreas verdes e espaços públicos proporcionam a seus praticantes benefícios imediatos como normalização dos níveis de adrenalina e noradrenalina, dos níveis de glicose sanguínea e melhora na qualidade do sono; e a longo prazo como a diminuição da incidência de doenças músculo esqueléticos, cardiovasculares e metabólicas.

A busca pela atividade ao ar livre tem aumentado devido a acessibilidade, beleza, a socialização e combinado com atividade física em várias intensidades. 

Devido à acessibilidade e a beleza natural dos parques públicos, estes locais se tornaram pontos de bem-estar e saúde, sendo fundamentais para a prevenção de doenças e agravos à saúde, além de proporcionarem lazer e diversão às pessoas que os usufruem.

A implantação deste tipo de espaço próximo a áreas residenciais proporciona aos moradores locais e próximos uma área de promoção da saúde, favorecendo um estilo de vida mais ativo e saudável para esta população. 

Os parques públicos vêm se tornando uma referência em saúde, pois possibilitam a interação entre homem e meio ambiente, que associado à prática de atividades físicas geram benefícios sociais, físicos e psicológicos.

A prática de atividades físicas nestes espaçostraz pontos positivos aos praticantes, pois sem nenhum custo e com fácil acesso melhoram a qualidade de vida da população que reside próximo a estes locais, estimulando a socialização entre os usuários dos espaços e promovendo a sobrevivência ecológica nos centros urbanos. Praças, áreas verdes e ciclovias são exemplos de espaços que possuem um papel importante na prática de atividades físicas ao ar livre, promovendo um estilo de vida mais ativo à população urbana. Nestes espaços é possível observar uma grande variedade de tipos de atividades realizadas em diferentes níveis de intensidades e em diferentes faixas etárias.

Estes espaços são como pontos de encontros que proporcionam um momento de lazer e estimulam a prática de atividades físicas e de esportes pela população em geral, visto que não são todas as pessoas que conseguem pagar ou se deslocar até uma academia particular. São espaços que permitem que diferentes faixas etárias estejam em um mesmo espaço buscando momentos de lazer ou de condicionamento físico, melhorando a qualidade de vida e de saúde desta população.

A finalidade das academias ao ar livre é oferecer aos cidadãos a possibilidade de praticarem uma atividade física sem precisar pagar diretamente por isso. Os equipamentos encontrados nas academias ao ar livre são destinados a prática de atividades para indivíduos da terceira idade, embora possam ser utilizados por pessoas de várias faixas etárias, exceto por crianças, para se evitar acidentes e possíveis prejuízos à saúde desses sujeitos em fase de crescimento.

Além de renovar as energias, respirar ar puro e entrar em contato com a natureza, se exercitar em ambientes abertos estimula a produção da vitamina D por meio da exposição à luz solar.

As academias ao ar livre e sua relação com a sustentabilidade

Cada vez mais as preocupações com a sustentabilidade se tornam questões globais devido às mudanças climáticas, à perda de biodiversidade, à poluição e à escassez de recursos naturais, exigindo um compromisso tanto em nível individual quanto coletivo.

A sustentabilidade requer a manutenção de um equilíbrio entre os recursos naturais, o meio ambiente e as necessidades humanas.

O esporte, por sua vez, pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar o desenvolvimento sustentável e promover uma sociedade mais justa e equitativa. Por meio dos valores que transmite, como cooperação, respeito, solidariedade e trabalho em equipe, o esporte contribui para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, promovendo estilos de vida mais ativos e saudáveis.

Por que priorizar o uso das academias em áreas verdes?

Com áreas de lazer, evasão e beleza, os espaços verdes trazem, além destes, vários outros contributos importantes para a vida urbana. Os jardins, os parques florestais, as quintas pedagógicas e até as árvores que vemos ao longo dos arruamentos contribuem para a sustentabilidade das cidades e para a saúde de quem nelas vive.

Cada vez que uma cidade se amplia, o território transforma-se. A concentração de edifícios e estradas impermeabiliza o terreno, afetando a circulação da água, o equilíbrio do solo, a continuidade dos habitats, a biodiversidade, a poluição e a temperatura local. Os espaços verdes urbanos podem reduzir estes impactos.

Veja alguns benefícios da prática de exercícios nas academias ao ar livre:

  1. Beneficiam a saúde física e a mental

Períodos como os que sucederam durante a pandemia COVID-19 vieram acentuar os benefícios dos espaços verdes como um fator crítico para o bem-estar e saúde mental dos citadinos, o que motivou o aumento do número dos seus visitantes e a sua valorização.

Pesquisas realizadas em cidades de todo o mundo apontam para a natureza como um antídoto para a tensão da vida urbana, pois além de ajudarem a diminuir o stress e os vários sintomas que lhe estão associados, é também importante para diminuir o ritmo cardíaco, a tensão arterial e, entre outros, os fatores que podem conduzir a sintomas depressivos.

  1. Ajudam a estabilizar o clima e a arrefecer as cidades

As copas das árvores impedem que parte dos raios solares cheguem ao chão, mas não é só pela sua sombra que ajudam a arrefecer as cidades. As árvores precisam de água para crescer, mas a maioria da água que absorvem é devolvida à atmosfera através da transpiração.

Embora a humidade que cada árvore devolve à atmosfera seja muito variável, alterando-se em função de fatores como a temperatura e a disponibilidade de água no solo, entre muitos outros, estimou-se que, em média, uma árvore adulta em ambiente urbano possa devolver à atmosfera até 180 litros de água por dia, se a humidade do solo não for limitante.

Este é um contributo insubstituível, principalmente no verão, e particularmente importante no contexto das alterações climáticas, com o aumento de fenómenos como as ondas de calor. A vegetação em meio urbano é também um contributo para atenuar as “ilhas de calor urbano”, as zonas da cidade onde a temperatura é mais elevada devido aos materiais que absorvem o calor – como o cimento ou o asfalto.

  1. Melhoram a qualidade do ar

As cidades abrangem cerca de 3% da superfície terrestre do planeta, contudo, produzem mais de 70% das emissões de gases poluentes. A poluição do ar é, com efeito, o maior risco de saúde ambiental na Europa e as emissões de gases com efeitos de estufa provenientes dos transportes, aquecimento e atividades industriais são as principais fontes de exposição.

Para atenuar este cenário, as árvores urbanas de porte podem funcionar como um filtro para poluentes e partículas finas, ajudando a reduzir a poluição. Vários estudos, tanto em cidades americanas como europeias, vêm comprovar os benefícios das árvores para reduzir a poluição e melhorar a qualidade do ar nos centros urbanos.

As árvores libertam oxigénio e fixam dióxido de carbono. Os poros que existem nas suas folhas (os estomas) absorvem gases poluentes e as copas funcionam como barreiras para poeiras e outras partículas que circulam no ar e causam problemas respiratórios. Também por esta via, os espaços verdes e arborizados contribuem para a saúde das populações urbanas.

Uma árvore pode absorver até 150 kg de dióxido de carbono por ano. Ao sequestrarem da atmosfera gases com efeito de estufa são uma das soluções que ajudam as cidades a mitigar os efeitos das alterações climáticas.

  1. Reduzem as inundações e a poluição das águas

Devido às estradas, prédios e outras construções, o solo das cidades torna-se muito compacto e pouco permeável. Quando chove com grande intensidade – e este é outro dos fenómenos extremos associados às alterações climáticas -, parte da água não é absorvida, escorre nas zonas inclinadas e tende a acumular-se, causando inundações nas zonas baixas.

Nestas zonas de maior declive, as águas que escorrem aumentam a erosão e o risco de derrocadas, além de arrastarem consigo poluentes, desde os resíduos de combustíveis acumulados no alcatrão aos lixos que permanecem nas ruas (filtros de cigarros, por exemplo). Levados na corrente, acabam por desembocar em rios e lagos, poluindo as reservas de água que abastecem as populações das cidades.

Nos espaços verdes, onde o chão é de terra e esta se mantém semicoberta por árvores, arbustos e plantas, a vegetação tem vários papéis importantes: por um lado, as copas e folhas impedem que toda a água chegue ao solo, retendo-a até que evapore; por outro lado, absorvem parte da água do solo, que vão depois libertando lentamente através da transpiração. Por último, as raízes tornam a terra mais arejada, permitindo a infiltração de maior quantidade de água, que irá abastecer as reservas subterrâneas.

  1. Reduzem a poluição sonora

As árvores ajudam a reduzir a poluição sonora, atuando como barreiras à propagação do ruído.

Quando as ondas sonoras encontram barreiras de vegetação, curvam-se em torno das suas estruturas (sejam copas ou troncos), evitando que continuem a propagar-se pelo ar. Em paralelo, os próprios sons da vegetação (as folhas ao vento ou o canto dos pássaros) ajudam a camuflar barulhos menos agradáveis, como os carros a passar ou a buzinar.

As árvores e arbustos podem reduzir os níveis de ruído (conforme percebido pelo ouvido humano) em 50%, revela um estudo do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Este é um dado importante quando é sabido que mais de metade dos habitantes de grandes cidades europeias vive em zonas onde o ruído, nomeadamente rodoviário e ferroviário, pode afetar negativamente a saúde e o bem-estar dos residentes, causando problemas de sono, de concentração e até cardiovasculares.

  1. Promovem a biodiversidade

Melhorar e aumentar os espaços verdes em geral e os “corredores verdes” que reduzem a fragmentação de habitats, reduzir o trânsito em grandes parques ou definir novas áreas protegidas são medidas que várias cidades têm vindo a implementar para aumentar e melhorar a biodiversidade urbana. 

A perda de biodiversidade põe em risco o equilíbrio dos ecossistemas e a capacidade que estes têm para proporcionar serviços naturais vitais, como a purificação do ar ou a qualidade de água. A conservação desta diversidade nas cidades pode ser feita com o conhecimento e o envolvimento das populações, o que dita também a importância da educação e sensibilização ambiental.

Somando tantos pontos positivos, não tem como discordar: a atividade física ao ar livre é um hábito que vale a pena incluir na rotina!

NÃO SE ESQUEÇA:

Hidrate-se, alongue-se e consulte seu médico antes de iniciar atividades físicas.

Gostou de nossas dicas? 

Não deixe de acompanhar o nosso blog, tem muito conteúdo bacana e gratuito para quem quer manter uma vida mais saudável.

Veja outros posts: CLIQUE AQUI

Faça um orçamento: CLIQUE AQUI

 

Esperamos ter ajudado, grande abraço e até o próximo post recheado de dicas exclusivas para você que quer ter os equipamentos Tryanon!

Equipe Tryanon Equipamentos ao Ar Livre.

Fontes:
https://www.unoeste.br/

https://www.iberdrola.com/

https://florestas.pt

https://viverbem.unimedbh.com.br

Preencha os dados abaixo para entrar em contato diretamente pelo WhatsApp com um de nossos consultores.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.