Chegada do inverno, estação mais fria do ano. Tempo bom para ficar na cama, hibernar, aproveitar o clima e ficar em casa descansando…
Essa é a vontade da maioria das pessoas, ao invés de ter que levantar cedo para trabalhar e praticar atividades físicas. Com a queda da temperatura, algumas alterações no organismo e de comportamento são observadas, como gripes, resfriados e a tão gostosa preguiça que afasta as pessoas das academias e da prática do exercício físico ao ar livre. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo, pois a prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo.
É necessário mudar esse pensamento de que exercício físico só se pratica no verão. As pessoas que praticam exercícios físicos nessa época de inverno podem ter vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono, além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, porque os exercícios e as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças.
Alguns cuidados são necessários antes de fazer exercício físico em baixas temperaturas:
O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo aquecer e alongar. O aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, ele deve ser feito com maior atenção. No frio a musculatura está mais contraída e tensa. Para atenuar os riscos de lesões, é preciso alongar levemente o corpo e depois partir para um bom aquecimento, em ritmo mais lento do que o habitual, durante 15 a 20 minutos;
Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão, seu corpo também perde líquido através da transpiração;
Na prática do exercício físico ao ar livre, se estiver muito frio, vista calça comprida de preferência com tecido tecnológico para maior conforto, camiseta de manga longa e até uma jaqueta corta-vento. Gorro, luvas e até óculos também não devem ser dispensados;
O clima gelado favorece ainda infecções respiratórias. Para minimizar os problemas, procure realizar a respiração nasal durante a prática esportiva, fazendo com que o ar chegue aquecido aos pulmões.
O frio não pode ser uma desculpa para não praticar atividades físicas e sim um estímulo a mais.
Quais atividades aeróbicas devo praticar no inverno?
Correr: Benéfico para a saúde mental e física, para a corrida não tem desculpas, você pode correr próximo a sua casa, em um parque, praia ou na rua. A atividade é uma das únicas que permite movimentar quase todos os membros inferiores (panturrilha, glúteos, quadríceps) e proporciona um fortalecimento corporal.
Andar de bicicleta: Condicionamento físico, equilíbrio e alívio do estresse, são algumas das vantagens da prática. Além de estimular o sistema imunológico ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias e prevenir doenças crônicas como a obesidade, colesterol alto e reduzir os níveis de triglicérides.
Caminhar: A atividade ajuda a controlar a pressão, previne o diabetes, protege contra demência e ainda emagrece. Segundo estudos, bastam 30 minutos diários de caminhada para começarmos a sentir os benefícios que a prática pode trazer.
Dançar: Além de divertida, a dança é uma excelente aliada ao bem-estar e autoestima. A atividade auxilia na saúde do coração, na perda de peso, proporciona energia e melhora a flexibilidade, força e resistência do corpo.
NÃO SE ESQUEÇA:
Hidrate-se, alongue-se e consulte seu médico antes de iniciar atividades físicas.
Gostou de nossas dicas?
Não deixe de acompanhar o nosso blog, tem muito conteúdo bacana e gratuito para quem quer manter uma vida mais saudável.
Veja outros posts: CLIQUE AQUI
Faça um orçamento: CLIQUE AQUI
Esperamos ter ajudado, grande abraço e até o próximo post recheado de dicas exclusivas para você que quer ter os equipamentos Tryanon!
Equipe Tryanon Equipamentos ao Ar Livre.