As crianças aproveitam muito o tempo brincando ao ar livre nos playgrounds, principalmente quando o tempo está propício para isso.
Além de oferecerem um momento de recreação aos pequenos, eles também auxiliam no desenvolvimento motor, no fortalecimento muscular e na melhoria da coordenação motora, do equilíbrio e da postura corporal.
Enquanto elas brincam e desenvolvem laços com outras crianças é preciso estar sempre de olho e priorizar a segurança delas.
Mas, para isso, é preciso que a estrutura dos brinquedos, bem como a instalação e a manutenção deles, sejam feitas seguindo as principais normas de segurança existentes. Por isso, neste texto, vamos falar tudo que você precisa saber para garantir a segurança das crianças durante a diversão.
O Playground Ao Ar Livre
Além de serem projetados para a diversão, os playgrounds ao ar livre também incentivam a prática de atividades físicas e a interação entre as crianças, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e social deles.
Alguns dos brinquedos mais comuns em playgrounds são:
- Balanços
- Escorregadores
- Gangorras
- Escaladas como Labirinto e Escadas Horizontais
- Gira Gira
Como garantir a segurança das crianças?
Para que a diversão e o desenvolvimento infantil sejam plenos, os playgrounds devem ter como prioridade o cumprimento das normas de segurança, como é o caso da ABNT NBR 16071/2012.
Confira, então, os principais pontos de atenção para garantir que esses ambientes ofereçam proteção aos pequenos:
- Conformidade com normas de segurança
Conforme mencionamos, o ponto mais importante é que o playground seja projetado, construído e mantido de acordo com as normas de segurança específicas para playgrounds, como as estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e por regulamentações locais. Ou seja, além do cuidado na escolha do local e na montagem, os produtos devem ser aprovados com certificados de segurança.
- Inspeções regulares
Outro requisito fundamental para a segurança em playgrounds é a realização de inspeções regulares nos brinquedos. Isso deve ser feito com o objetivo de identificar qualquer dano ou desgaste nos equipamentos, além de possíveis perigos para as crianças, prevenindo que acidentes ocorram. Portanto, certifique-se de que as manutenções necessárias sejam realizadas seguindo os prazos indicados pelo fabricante.
- Idade apropriada
A maioria dos brinquedos possuem faixas etárias adequadas para serem usados. Portanto, escolha os brinquedos indicados para a devida faixa etária e tenha atenção às idades das crianças que frequentarão esses espaços.
- Espaçamento adequado
É preciso que exista espaço suficiente entre os equipamentos do playground para evitar colisões e quedas. Afinal, lembre-se de que esse é um espaço de diversão, logo as crianças poderão correr entre os brinquedos.
Portanto, é fundamental que os playgrounds escolhidos sejam adequados ao espaço disponível, ponto que pode ser analisado pela empresa responsável fabricação dos brinquedos.
- Proteção contra o sol
Os playgrounds devem ter áreas de sombra ou coberturas para proteger as crianças contra o sol e o calor excessivo. Além disso, é fundamental analisar a estrutura e o tipo de revestimento dos brinquedos, já que esses são fatores que também podem ajudar nesse quesito.
Uma estratégia altamente eficaz é a pintura eletrostática a pó, que impede que os brinquedos fiquem excessivamente quentes e provoquem queimaduras nos pequenos.
- Educação e supervisão
Toda criança deve estar acompanhada de um responsável ao brincar ao ar livre, inclusive no playground. Isso não apenas ajuda na prevenção de riscos, mas também pode ser uma valiosa ferramenta de educação. Para isso, é importante ensinar as crianças a terem atitudes como:
- respeitar filas;
- não empurrar os colegas;
- ter cuidado ao subir escadas ou descer escorregadores, por exemplo.
Esses são alguns pontos que vão transformar os playgrounds em ambientes de diversão com mais segurança.
NÃO SE ESQUEÇA:
Hidrate-se, alongue-se e consulte seu médico antes de iniciar atividades físicas.
Gostou de nossas dicas?
Não deixe de acompanhar o nosso blog, tem muito conteúdo bacana e gratuito para quem quer manter uma vida mais saudável.
Veja outros posts: CLIQUE AQUI
Faça um orçamento: CLIQUE AQUI
Esperamos ter ajudado, grande abraço e até o próximo post recheado de dicas exclusivas para você que quer ter os equipamentos Tryanon!
Equipe Tryanon Equipamentos ao Ar Livre.
Fontes:
https://www.pisoleve.com.br/