COMO PODEMOS AJUDAR? CLIQUE AQUI

+55 19 3016-4553

+55 19 99885-4746

Image

Blog

ALONGAMENTO PARA IDOSOS: COMO MANTER A ATIVIDADE EM DIA?

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

É de extrema importância nos mantermos ativos no nosso dia a dia, principalmente os idosos. Isso porque, com o passar dos anos, nossos corpos começam a perder ou reduzir a produção de alguns hormônios e vamos enfraquecendo, por isso o ideal é sempre praticar atividades físicas que mantenham os nossos músculos mais fortes.


Por que devemos investir no alongamento?

alongamentoparaidosos imagem 1 blog tryanon 14 10 2021

Quando dormimos, nosso corpo relaxa, mas também fica muito tempo numa mesma posição, depositamos com toda a nossa força o peso nas articulações. Assim como temos uma sensação de dormência quando ficamos muito tempo sentados, o mesmo ocorre nesse período onde literalmente, estamos dormindo. Por isso, ao acordar, é importante manter uma rotina de alongamento.

O alongamento estimula os nossos músculos, acorda nossas articulações e bombeia mais sangue para o corpo. O idoso tem a propensão de redução das articulações, assim como a diminuição da massa muscular, e por isso o alongamento pode e deve ser inserido na rotina para uma vida mais equilibrada.

Quando devemos nos alongar?

O alongamento deve ser inserido em nossa rotina diária, para assim o corpo se acostumar com as posições e sempre se aprimorar. Por isso é recomendada a prática pela manhã ao acordar, antes e depois de qualquer atividade física. Assim o corpo não tem o choque da mobilidade que está prestes a enfrentar e está mais relaxado com as articulações já aquecidas.

Outra situação é quando temos uma rotina que nos demanda muito tempo em pé ou sentados, até mesmo em casos de ação com excesso de repetição. Toda articulação deve ser trabalhada antes de começar a trabalhar de fato.

Como fazer alongamento para idosos?

alongamentoparaidosos imagem 2 blog tryanon 14 10 2021

Existem alguns movimentos de baixa intensidade que podem ser feitos em casa ou ao ar livre, como os abaixo:

 

Pescoço: Se mantenha em pé, leve a mão direita por cima da cabeça até a orelha esquerda e faça um leve movimento levando a cabeça para a direita. Mantenha a posição por 15 segundos. Repita o procedimento do outro lado igualmente;

 

Tronco: Ainda de pé mantenha os pés um pouco afastados seguindo a largura do quadril, eleve os dois braços em direção ao teto e estique o corpo o máximo possível, sem elevar os pés. Mantenha a posição por 15 segundos;

 

Ombros: Estique o braço direito para a frente e leve em direção ao ombro esquerdo, posicione a mão esquerda no cotovelo direito e mantenha a posição por 15 segundos. Depois repita o processo do outro lado;

 

Lombar: Com as pernas afastadas na largura do quadril, leve a mão direita em direção ao pé direito, nesse movimento opte por dobrar um pouco o joelho esquerdo para garantir a estabilidade da posição. Procure manter a coluna ereta e fique 15 segundos, suba o tronco novamente e repita o processo com o outro lado;

 

Lombar e membros inferiores: Deitado, estique as pernas para frente. Em seguida traga o joelho em direção ao peito e abrace essa perna, atenção para não forçar a articulação. Se mantenha na posição por 15 segundos e troque para o outro lado;

 

Lateral do tronco: De pé levante o braço direito e coloque a mão esquerda na cintura, incline o corpo para a esquerda e mantenha a posição por 15 segundos, depois é só repetir do outro lado;

 

Total (lombar, membros superiores e inferiores): Sente-se e estique as pernas para frente, em seguida una os pés e leve o troco para a frente, estique os braços e busque alcançar as pontas dos pés. Caso consiga, segure a sola do pé.

 

É importante ressaltar que o idoso deve seguir o limite do corpo, é normal que nos primeiros dias não consiga realizar o movimento com a amplitude completa, mas é por isso é importante manter uma rotina, assim o corpo se habitua e começa a relaxar mais as articulações.

 

O último citado na lista acima em geral é o mais difícil, mas lembre-se que não é impossível. Com o passar dos dias, aliando com uma boa noite de sono e concentração, a posição será realizada de forma exemplar. Por isso é recomendado manter calma e ouvir o próprio corpo.

 

NÃO SE ESQUEÇA:

Hidrate-se, alongue-se e consulte seu médico antes de iniciar atividades físicas.

 

Gostou de nossas dicas? 

Não deixe de acompanhar o nosso blog, tem muito conteúdo bacana e gratuito para quem quer manter uma vida mais saudável.

Veja outros posts: CLIQUE AQUI

Faça um orçamento: CLIQUE AQUI

 

Esperamos ter ajudado, grande abraço e até o próximo post recheado de dicas exclusivas para você que quer ter os equipamentos Tryanon!

 

Equipe Tryanon Equipamentos ao Ar Livre.

 

Fontes:
https://www.apsen.com.br/

novo-logo-tryanon.jpg
Fabricamos Equipamentos para Academia ao Ar Livre, Playgrounds, Mobiliários Urbanos e Esportivos, Projetos Personalizados e Pintura Eletrostática.

Endereço: Rua Ametista, 69 – Recreio Campestre Joia – Indaiatuba/SP – CEP: 13.347-160.

Trabalhe Conosco: 
[email protected]

Entre em contato

TELEFONES


+55 19  9-9885-4746
+55 19 - 3016-4553

E-MAILS

E-mail Comercial: 
[email protected]
E-mail Pintura: 
[email protected]

© Copyright 2021 . Todos os direitos reservados.

Search