COMO PODEMOS AJUDAR? CLIQUE AQUI

+55 19 3016-4553

+55 19 99885-4746

Image

Blog

IDOSOS EM CONDOMÍNIOS – Como melhorar o bem-estar do idoso em seu condomínio?

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo e o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até 9 anos de idade.

 

O aumento da população de idosos reflete também no seu poder de compra, uma vez que eles são os que mais procuram a segurança e tranquilidade de um condomínio.

 

Por isso separamos algumas dicas e informações relevantes sobre como tornar os espaços melhor adaptados para os idosos em sinal de respeito e consideração aos moradores que precisam de uma atenção em especial e como cidadãos que já contribuíram e muito para a nossa sociedade.

 

Como tornar o condomínio acessível para os idosos?

Segundo as as normas NBR 9050, deve haver espaço suficiente para passagem de cadeira de rodas

Piso antiderrapante: pode parecer óbvio, mas os pisos precisam de atenção redobrada, afinal, os do tipo liso ainda que não alterem muito a vida dos outros moradores, para os idosos favorecem quedas, como tambémImagem1 tapetes curtos e finos que estejam em ambientes comuns ao condomínio como a própria entrada.

 

Caso não seja possível mudar o piso, colocar em partes de acesso como a entrada e subida de uma escada materiais antiderrapantes que possam ser aderidos ao piso.

 

Rampas de acesso: são projetadas para substituir as escadas em locais comuns do edifício. Devem obedecer a norma 9050 sobre a sua inclinação máxima – já que uma rampa super inclinada não iria ajudar no deslocamento e é muito importante para idosos que usam cadeira de rodas ou bengalas. Inclusive, é bom lembrar também que deve haver um aumento da clausura para que caiba mais que uma cadeira de rodas, o que dá conforto e segurança total para a passagem deles independente do tamanho.

 

Corrimãos: falando em rampas de acesso, é importante ter tanto nelas, quanto em escadas e outros espaços próximos ao acesso dos idosos, os corrimãos. Começando e terminando a parede para total acessibilidade deles.

 

Acesso nas piscinas: é essencial trocar escadas de alvenaria por escadas de inox, ao menos em uma parte da piscina, para favorecer a entrada e saída dos idosos de maneira que evitem escorregar ou cair.

 

Elevadores: além de estarem com os cuidados de manutenção em dia para que sempre estejam disponíveis para os idosos, é uma alternativa, caso o condomínio ainda não disponibilize as rampas de acesso segundo as normas NBR 9050.

 

Portas: as normas NBR 9050 pede que as portas tenham a largura suficiente para passar cadeiras de rodas, costumam ser aproximadamente com 90 cm de folga.

 

Banheiro para idosos: Incluir barras de apoio corretamente dentro dos banheiros das áreas comuns do prédio.

 

Como preparar os funcionários para receber bem os idosos

Chegamos na parte dos cuidados com os moradores idosos que vão muito além do que questões físicas de acessibilidade, estamos falando do trato dos funcionários e moradores com esse público, Imagem2o que é importantíssimo para o convívio tranquilo e confortável deles. 


Reúna seus funcionários do condomínio e dê, mesmo que simples, um treinamento sobre como tratar os idosos. Prepare-os para que sejam pacientes, colaborativos e aptos para oferecer ajuda no dia a dia, sem soarem invasivos ou indiferentes.

 

Pense por exemplo no caso dos porteiros, os funcionários que são o cartão-visita do condomínio e lidam com todo tipo de gente todos os dias. Muitos idosos são relutantes em aceitar ajuda e até mesmo tentam não demonstrar que estão precisando dela. Um porteiro pode quebrar o gelo dessas situações sendo educado e prestativo quando um idoso chegar com sacolas de mercado, ou entrando com o carro na garagem, ou subindo uma rampa.

 

Por último, treine os funcionários também para ter noções básicas de primeiros socorros. Além de previsto por lei e, segundo a Norma Regulamentadora NR-7, ao menos um funcionário deve ter este preparo capaz até mesmo de salvar a vida de um morador idoso em caso de emergências de saúde.

 

Caso os funcionários do seu condomínio sejam terceirizados, sonde com a empresa contratada se eles recebem treinamento para lidar com idosos, caso contrário, existem muitos cursos simples de capacitação que é possível oferecer a eles. Considere esta característica no profissional do seu prédio, essencial e indispensável.

 

Como pode oferecer outros diferenciais para os idosos?

Seu condomínio tem uma academia ou está pensando em construir uma? Disponibilize equipamentos voltados ao público idoso e, claro, profissionais de educação física também preparados para lidar com este público.

 

Como sugestão, ter espaços de mesa de sinuca e/ou carteado é uma ótima opção de lazer para os idosos como também para os outros moradores. Todo mundo sai ganhando.

 

senhoras idosas na academia ao ar livreÁreas verdes e jardins costumam cativar muito os idosos. Além da beleza, é um ambiente tranquilo para que passeiem e passem boa parte do tempo. E porquê não colocar uma Academia ao Ar Livre neste ambiente?

 

A atividade física pode melhorar muito mais que apenas o corpo físico. O exercício pode aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e    algumas funções cognitivas. Também libera endorfinas que são substâncias químicas no cérebro que bloqueiam a dor e produzem uma sensação natural de bem-estar. Além de alterar  de forma benéfica as características das células-tronco, reduzindo o número de células sanguínes que podem causar inflamação crônica, uma causa potencial de depressão.

 

A prática de atividade física é uma das maneiras mais eficazes de combater o estresse, reduz os níveis de ansiedade e depressão, aumenta a sensação de bem-estar e a autoestima.

 

NÃO SE ESQUEÇA:

Hidrate-se, alongue-se e consulte seu médico antes de iniciar atividades físicas.

 

Gostou de nossas dicas? 

Não deixe de acompanhar o nosso blog, tem muito conteúdo bacana e gratuito para quem quer manter uma vida mais saudável.

Veja outros posts: CLIQUE AQUI

Faça um orçamento: CLIQUE AQUI

 

Esperamos ter ajudado, grande abraço e até o próximo post recheado de dicas exclusivas para você que quer ter os equipamentos Tryanon!

Equipe Tryanon Equipamentos ao Ar Livre.

 

Fontes:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
https://guiadosindico.admnacional.com.br/

 

novo-logo-tryanon.jpg
Fabricamos Equipamentos para Academia ao Ar Livre, Playgrounds, Mobiliários Urbanos e Esportivos, Projetos Personalizados e Pintura Eletrostática.

Endereço: Rua Ametista, 69 – Recreio Campestre Joia – Indaiatuba/SP – CEP: 13.347-160.

Trabalhe Conosco: 
[email protected]

Entre em contato

TELEFONES


+55 19  9-9885-4746
+55 19 - 3016-4553

E-MAILS

E-mail Comercial: 
[email protected]
E-mail Pintura: 
[email protected]

© Copyright 2021 . Todos os direitos reservados.

Search